Voltar Publicada em 03/08/2022 | Brasília

ATAQUE COM DRONE – Ataque dos EUA no Afeganistão mata líder da Al Qaeda, confirma Biden


 

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do Facebook
CLIQUE NO GRUPO

O presidente dos Estados Unidos anunciou que uma operação militar matou o líder da rede terrorista Al Qaeda na capital do Afeganistão, em um ataque com drone.

O presidente Joe Biden disse que Ayman al-Zawahiri foi morto no sábado (30), em uma operação antiterrorismo, e que a missão foi cuidadosamente planejada e que só foi autorizada quando se sabia, exatamente a localização dele; disse ainda que nenhum integrante de sua família ou civil ficou ferido.

Biden afirmou também que o Afeganistão não será nunca mais um porto seguro para os terroristas.

Segundo as autoridades americanas, Ayman al-Zawahiri supervisionou, ao lado de Osama Bin Laden, os ataques de 11 de setembro que derrubaram as Torres Gêmeas, em Nova York. Bin Laden foi morto por tropas americanas, em 2011, no Paquistão.

Já Zawahiri passou a ser o número 1, esteve profundamente envolvido nos ataques, mas o paradeiro dele era desconhecido, um mistério, até agora.

Um porta-voz do Talibã confirmou um ataque na capital do Afeganistão, Cabul, e disse que ele viola acordos internacionais. O comunicado diz que o ataque foi realizado com o uso de drones americanos, em uma casa, em Sherpur, um bairro rico de Cabul.

Ainda não se sabe se Zawahiri estava recebendo ajuda do Talibã, que assumiu o comando do Afeganistão em agosto de 2021, depois da retirada das tropas americanas e aliadas, que ficaram 20 anos no país.

Este foi o primeiro ataque militar dos EUA no Afeganistão que se tem notícia desde a retirada das tropas.

Fonte: Jornal Nacional

Fotógrafo: Jornal Nacional

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do WhatsApp - Facebook - Telegram
CLIQUE UM DOS GRUPOS