Ministério da Saúde vai permitir ampliação de faixa etária da vacina da dengue

Ministério da Saúde vai permitir ampliação de faixa etária da vacina da dengue

O Ministério da Saúde irá permitir que estados ampliem a faixa etária que pode ser vacinada contra a dengue. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o ministério começou a ser procurado por vários governos e prefeituras que pretendem antecipar a vacinação contra dengue para adolescentes entre 12 e 14 anos.

Hoje, o cronograma nacional orienta que estados e municípios vacinem a faixa de 10 e 11 anos. Conforme a pasta, isso está sendo reavaliado e mudará nos próximos dias. "Temos recebido muitas demandas dos estados para antecipar a vacina contra a dengue para 12 a 14 anos por conta da procura", disse Trindade.

De acordo com a secretária nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, o ministério calculou a quantidade de doses do imunizante que cada município possui e irá divulgar uma nota técnica nesta quarta-feira com nova orientação aos estados e municípios, considerando as doses aplicadas e a quantidade restante. "Precisamos fazer uma análise das doses que chegaram e das que chegarão para não termos problemas de avançar na faixa etária e ter falta de doses. Precisa ser muito coordenado e o PNI vai emitir uma nota dando a possibilidade de ampliação para 14". afirmou a secretária.

Segundo a secretária, após os retornos, o Ministério da Saúde enviará uma nova orientação de estratégia para cada estado. Maciel também disse que ainda não há previsão de data de chegada de uma nova remessa de doses da vacina, e que o ministério aguarda confirmação do laboratório para divulgar um cronograma oficial de vacinação.

A pasta tratou sobre o assunto com a Takeda em reunião nesta terça-feira. No mesmo dia, se reuniu com o Instituto Butantan para discutir sobre uma ajuda na produção.

O Brasil já ultrapassa 1,2 milhões de casos prováveis de dengue e 299 mortes pela infecção, segundo o ministério.

Conforme o GLOBO mostrou, estados relatam baixa procura pela vacina contra a doença e decidiram ampliar o público que já pode ser imunizado. A recomendação do Ministério da Saúde tem sido a de restringir as doses disponíveis apenas a crianças entre 10 a 11 anos.

Acre, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás já elevaram para até 14 anos a lista dos que podem receber a proteção.

O governo atualizou nesta terça-feira o cenário epidemiológico da doença no país. Adultos entre 20 e 39 anos são os principais infectados, com predominância no público feminino (55,5%).

O governo de São Paulo decretou hoje emergência pela dengue após registrar mais de 135 mil infecções e 31 óbitos. Apenas na capital, segundo atualização da secretaria de saúde, são 25.182 diagnósticos em 2024. O decreto vale por seis meses, mas pode ser prorrogado.

Com São Paulo, subiu para 9 o número de estados do país que já instauraram emergência por dengue: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A nível municipal, são 201 cidades com decretos de emergência publicados.

O Distrito Federal foi o último a ampliar a faixa, nesta terça. Nosso objetivo é aplicar todas as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. "Fazemos um monitoramento diário do número de crianças atendidas e decidimos fazer essa ampliação para atingir mais rapidamente a cobertura na população geral do DF", afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, em nota da secretaria.

No último sábado, o governo federal, estados e municípios fizeram o 'Dia D' do combate à dengue. A mobilização teve como foco prevenir e reduzir os focos do mosquito, que, segundo o ministério, estão em sua maioria (75%) dentro de residências.

Fonte: O Globo