Voltar Publicada em 31/07/2020 | Vale do Paraíso

Kits enxovais começam a ser entregues para gestantes em Vale do Paraíso – Rondônia

Kits enxovais começam a ser entregues para gestantes beneficiárias do Programa Mamãe Cheguei ao Município do Vale do Paraíso

 

A ação faz parte do Programa Mamãe Cheguei, criado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), do município de Vale do Paraíso (RO), que busca fortalecer o vínculo entre mãe e filho por meio de serviços socioassistenciais. Ao todo, 1.550 kits serão entregues até o fim do mês.

O objetivo do programa é incentivar a realização de consultas do pré-natal, valorizar as ações da assistência ao pré-natal, parto e nascimento; contribuir com a diminuição da mortalidade materna e neonatal, e ainda fornecer kit enxoval a gestantes que fazem parte do Cadastro Único.

Segundo a coordenadora municipal do Programa Mamãe Cheguei, Hala Cristina, nesta primeira fase, o Programa Mamãe Cheguei vai atender 12 gestantes cadastradas pelo município, sendo 52 cadastros realizado pela equipe.

Vamos realizar a entrega de 12 kits, começando por Santa Rosa e Zona Rural. Nós atuamos junto ao CRAS, prestando todo o apoio as mamães beneficiarias, durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), os kits serão entregues as mamães em suas residências, pela equipe do Programa Criança Feliz .

COMO O PROGRAMA FUNCIONA

O Mamãe Cheguei é coordenado pela Seas e executado por meio de ações integradas entre secretarias municipais de assistência e secretarias municipais de saúde, com atividades voltadas às gestantes em situação de vulnerabilidade social e financeira, inscritas no Cadastro único e acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Para participar do Programa, as gestantes precisam atender a alguns critérios como: estar inserida no Cadunico (com dados atualizados em até 24 meses), ter no máximo 20 semanas de gestação (cinco meses de gravidez), estar inserida no Programa de Atenção Integral à Família (Paif) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), fazer parte do Programa Criança Feliz e Criança Feliz Mais, cumprir todas as etapas de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único da Assistência Social (Suas) e ter a caderneta de gestante devidamente atualizada.

Após comprovada a participação da gestante, ela recebe o kit enxoval contendo travesseiro, jogo de lençol, banheira, fraldas, kit pagão, dois tipos de macacão, conjuntos de camisetas e calças, meias, cueiros, toalhas entre outros itens.

“Os kits são distribuídos a partir da trigésima semana de gestação e até 60 dias após o nascimento do recém-nascido. “Os kits que chegaram, já estão todos com destino certo para as mamães que foram cadastradas pelo municípios. O cadastro foi realizado antecipadamente, para evitar qualquer tipo de favorecimento, mostrando a lisura do programa para a sociedade”, Pontou secretária da SEMTAS, Aparecida Cordeiro.

Fonte: OportalRO.com

Fotógrafo: OportalRO.com

Para entrar em nosso Grupo de Notícias do WhatsApp 
CLIQUE UM DOS GRUPOS