Notícia publicada em 20/11/17 - 19:44 | Geral | Cacoal
Procon alerta sobre possíveis armadilhas na Black Friday
vento ocorre no dia 24, com ofertas especiais de produtos em lojas físicas e na internet
Rogério Aderbal

Rogério Aderbal


Na sexta-feira (24), será realizada mais uma edição da 'Black Friday', com descontos nos preços de produtos em lojas físicas e em sites. Além das oportunidades de compra, o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, alerta os consumidores para possíveis armadilhas e problemas que podem estar escondidos por trás das promoções. Conforme o coordenador do Procon de Cacoal, Bernardo Schmidt Penna, é comum algumas reclamações feitas pelos consumidores sobre alguns problemas ocorridos na Black Friday, principalmente com falsas promoções, onde acabam pagando a metade do dobro do preço do produto. Outras queixas mais recorrentes estão ligadas a trocas de itens adquiridos.





“Antes de realizar a compra, o consumidor deve pesquisar os produtos que pretende adquirir e verificar o seu preço atual para fazer uma comparação na data da Black Friday. A loja não pode anunciar o desconto em algum item se o preço inicial for superior ao ofertado pouco tempo antes, ou seja, se anuncia 50% de desconto, tem de dar esse abatimento no preço que vinha sendo praticado,” explica. Além desta recomendação, Penna alerta a população sobre alguns cuidados que se deve tomar para evitar problemas com as compras. Na hora do pagamento, é permitida a variação de preços conforme a forma de pagamento (dinheiro, cartão, à vista, a prazo etc).






Já para as para compras pela internet, o Procon esclarece queo prazo de desistência de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto, sem necessidade de justificativa, desde que não tenha havido uso ou avaria do item. Também não há prazo para desistência ou troca quando o consumidor adquire o produto na própria loja ou quando ganha de presente. Nestes casos, a loja só é obrigada a trocar ou a consertar o item em caso de vício ou defeito.






“Verifique a idoneidade do site em que pretende comprar, pois há muitos sites falsos na internet que anunciam vendas com descontos aparentemente muito vantajosos, mas que no fim trará apenas prejuízo”, alerta. O Procon em Cacoal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. “Antes de tomar qualquer decisão sobre problemas em compras ou serviços adquiridos, é bom o consumidor procurar o Procon na agência ou por telefone, tendo em vista que muitas vezes o consumidor acha que tem razão e não tem, e vice-versa”, explica Bernardo.





 


O Procon está localizado à Rua Anísio Serrão, 2168. O telefone para contato é (69) 3907-4132.




       
Comentários

 

Imprimir

 

Calendário

TV Online

Rádio Rondônia

Rádio Esperança

Publicidade

Facebook

Todos direitos reservados a O Portal RODesevolvimento de Websites